Muita gente se confunde porque Havaí é o nome de todo o estado do Havaí, mas também dá nome à ilha: em inglês, Island of Hawai´i.
Em Big Island tem praias lindas, cenários fantásticos, mas o que realmente chama a atenção são seus vulcões. Assistir ao espetáculo da lava como um processo de criação da ilha é uma
experiência incrível que faz você se dar conta de que nosso planeta é tão vivo quanto você ou eu.
Geografia e Clima
Ocupando 62% da área total do estado do Havaí, Big Island possui aproximadamente 10500 Km quadrados e continua crescendo a cada segundo. É considerado a ilha com maior diversidade ecológica do arquipélago. Ideal pra quem adora atividades ao ar livre. Pensou que era impossível caminhar na neve e dar um mergulho na praia no mesmo dia? Bem-vindo à Big Island! Um dos poucos lugares no planeta onde isso é possível (e delicioso!).
A temperatura média fica entre 21 e 25 C, mas pode cair bastante se você resolver encarar uma de suas montanhas mágicas. è comum as temperaturas caírem abaixo de zero no topo, geralmente coberto pela neve, do gigante Mauna Kea. Então trate de trazer casacos se for encarar os pontos mais altos da ilha.
Os cinco vulcões
Big Island foi composta por 5 vulcões distintos cujas seguidas erupções sobrepuseram-se até formar a ilha. Conhecer Kohala, Mauna Kea, Hualalai, Mauna Loa e Kilauea vai te dar uma boa noção da rica história geológica da ilha.
Mauna Loa e Kilauea ainda permanecem ativos, embora o primeiro não entre em erupção desde 1984. Mauna Kea é considerada a montanha mais alta do mundo, medindo 9.753m de altura a partir de sua base no fundo do oceano a seu ápice. No alto há um centro de pesquisa de astronomia, Observatório de Mauna Kea.
Praias
Com quase 500 km de costa, Big Island possui mais de 100 praias diferentes. Mas as típicas praias de areia branca e macia, comuns em outras ilhas, são bem mais raras por aqui. Em Big Island você vai encontrar praias de areia preta, praias de areia verde, praias de areia branca e aquelas que contêm uma mistura de areia preta e branca. Você conta nos dedos as praias de areia verde que existem n o planeta, e aqui está uma delas: Papakolea. Já Punaluu, ou Black Sand Beach, na costa sul da ilha, é popular por suas frequentes aparições de tartarugas marinhas verdes.
Hilo
Hilo, também conhecida como "a cidade mais úmida da América" e "capital das orquídeas" vai te dar a sensação de que você está em casa, já que o clima é de floresta tropical. Como você pode imaginar, as natureza ali é fascinante e inspiradora. Em Liliuokalani Gardens e Wailuku River State Park estão alguns dos cenários mais deslumbrantes.
Waipio
Waipio Valley na costa nordeste da ilha é apelidada de "O Vale dos Reis." O vale exuberante, é acessível apenas num 4x4 ou a pé, e premia seus visitantes curiosos com paisagens de suas deslumbrantes cachoeiras, árvores, viveiros, riachos e muito mais.
Uma ilha única
Quer uma dica? Para fazer uma viagem inesquecível, organize-se para conhecer a ilha toda. Dar a volta nela é uma excelente pedida, mas planeje-se para ficar hospedado em 2 ou mais pontos diferentes porque a ilha é enorme! Agora uma coisa eu garanto: seja qual for o caminho que você escolher, vai ter uma viagem memorável e uma vontade enorme de voltar! Já tinha ouvido falar que o lugar é mágico, um lugar onde a origem das ilhas vulcânicas é absolutamente está ali pra quem quiser ver com os próprios olhos e onde tudo remete à criação da vida e desperta um lado espiritual de todos os que se aventuram por ali. Imperdível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário