1. Aloha é o espírito do Havaí. Pode significar bem-vindo, gratidão e amor, exalta a alegria e a gentileza do povo havaiano. É um convite para que a pessoa se aproxime, penetrando na esfera de outro ser humano.
2. Colar de flores é um símbolo que expressa cordialidade e receptividade. A tradição diz que o deve ser dado por alguém e os nativo esperam que seja usado sempre e não guardado como lembrança. Há diversos tipos de colares e cada um tem um significado diferente.
3. Vulcões estão por toda parte. Todas as ilhas do arquipélago foram formadas por vulcões e o território aumenta de extensão a cada dia
por causa das constantes erupções, sao eles:: Kohala (hoje extinto); Mauna Kea (em repouso); Hualalai (em repouso); Mauna Loa (ativo); Kilauea (plenamente ativo).
4. Hula é muito mais que uma dança e pode ser considerado um estilo de vida com base em tradições e religiões ancestrais. Os cantos e variedades de ritmo fazem alusão à natureza. Cada movimento remete a um elemento natural – montanhas, ondas do mar, etc – e também às emoções humanas. Existem pelo menos três tipos de hula: o antigo, o moderno e uma mistura de ambos.
5. Ukulele é um instrumento de 4 cordas feito de madeira, que surgiu no século XIX e lembra nosso cavaquinho. O objeto se espalhou pelos Estados Unidos e pelo mundo com jovens músicos amadores durante a década de 20. Grandes músicos ajudaram a popularizá-lo, como George Harrison, Paul McCartney e Jack Johson.
6. Idioma. Lá existem duas línguas oficiais: o inglês norte-americano e o havaiano. Na prática, especialmente nas regiões centrais, todos falam em inglês, mas com sotaque havaiano. Existem também várias expressões e gírias provenientes dos povos polinésios que se misturam ao inglês. Em regiões mais afastadas, famílias tradicionais ainda usam o havaiano, que tem, inclusive, um alfabeto próprio. São 12 letras e um símbolo, o que o torna um dos menores alfabetos do mundo.
7. Trânsito existe, mas só na hora do rush. A capital Honolulu é relativamente grande com cerca de 800 mil habitantes. Em toda a ilha de O’ahu o transporte público é bom, mas, para circular em uma área mais abrangente e ir a outras praias, o carro é a única solução. Lá os motoristas são super educados e o trânsito bem menos estressante que o nosso.
8. Carro, você vai precisar! Se você for para o Havaí considere alugar um carro. A única que ilha que tem transporte público é O’ahu, mas não abrange todos os pontos turísticos. Em Big Island o transporte público se resume a algumas linhas de ônibus que atendem as necessidades do locais. Se quiser ir de uma ilha a outra, esqueça o carro: só de avião ou, em alguns (raros) casos, balsas.
9. Arco-íris todo dia tem. Mesmo com as chuvas esporádicas, o clima é sempre ameno, quente e com sol. É tão comum ter arco-íris no Havaí, que por padrão nas placas de carro de lá têm um desenhado.
10. Praias lá não têm a infra-estrutura que estamos acostumados aqui. Há apenas banheiros públicos (praticamente em todas) e chuveiro com água doce (em algumas). É comum passar o dia entre as praias, então prepare-se para levar itens essenciais como: canga, guarda sol (alguns hoteis emprestam), comidinhas (nos mercados vendem frutas e saladas prontas para consumir) e água (muita, pra aguentar o calor).
Fonte: Descubra o Mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário